quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Rua dos espelhos.

Outro dia passei por uma rua de espelhos perto do mercado daqui de casa. Vi tantos reflexos na rua que me perdi no meio do caminho. Havia carros, pessoas, cachorros e postes. Diante de todos esses reflexos procurei o meu através dos espelhos. Eu só queria arrumar o meu cabelo. Não me encontrei lá, tudo estava tão confuso. No entanto encontrei um garotinho do meu lado, ele também não tinha reflexo.
- Garotinho, me diz o motivo de tanta tristeza? (foi o que eu disse)
- Poxa moço, o senhor não percebe? A vida é tão triste. (foi o que ele me disse)
Estranhei a frase do garotinho. Era só um menino indefeso, como é que cabe tanta tristeza dentro deste pequeno ser? Tentei fazer com que me compreendesse, e disse sem mais palavras:
- A vida não é triste. Você só não viveu o suficiente para compreender isso.
Mas o garotinho apertou os olhos e levantou seu rosto caído.
- Moço, esse é o problema. Eu já vivi pouco e já vejo que a vida é triste. Imagina se vivesse mais.
Parecia melancólico, mas de uma forma estranha eu conseguia compreender muito bem o garotinho. Resolvi me sentar no banco ao nosso lado, e ao meu lado avistei também um rapaz; bonito, jovem e feliz, ao contrário do garotinho.
- Olá moço, como vai? Olá garotinho, tudo bem? - disse o rapaz.
- Olá. - disse o garotinho.
- Olá rapaz, vou bem. Me perdoe o garotinho, ele não parece estar em seu melhor dia.
O rapaz sorriu, e antes que pudesse me dizer algo percebi que seu reflexo aparecia no espelho.
- Por que seu reflexo aparece no espelho e o nosso não? - perguntei
- Porque sou algo irreal, ué. - disse o rapaz.
Fiquei pasmo com sua resposta, e não pude me conter:
- Irreal?! Mas então isso não faz sentido algum!
- É claro que faz. O espelho é um tipo de visão que temos para ver o mundo. Nos enxergamos no espelho, mas não conhecemos uma pessoa pelo espelho. Eu sou a visão que as pessoas tem de vocês. Todo mundo tem uma.
-Vocês?! - continuei aflito com a questão
- Sim. Esse garotinho na verdade é quem você realmente é. Eu sou quem você gostaria de ser. É por isso que tens tantos amigos e uma carreira feliz. Se não fosse por mim, ninguém nunca te levaria a sério.
Fazia sentido para mim. É. Aquilo realmente faria sentido se eu não descobrisse que pensar assim durante 30 anos me fez esquecer completamente o fato de que na verdade sou um mero garotinho triste e que tudo que tenho ao meu redor na verdade não existe.
Mas pensando bem, no final eu sei que a vida nem é tão triste assim, talvez seja tudo uma questão de aceitar o garotinho que existe dentro da gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário